PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

Flexibilizar o tempo de estada em aula e incrementar outros espaços e tempos de aprendizagem.
 
InícioInício  PortalPortal  EventosEventos  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  PublicaçõesPublicações  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 USO DA FANFIC

Ir para baixo 
+10
josilene Maiane
Thainá Anjos
Ione Araújo
RobertaM.
Tais Macedo
Rosiane
Jaineg.
Bruna Vasconsellos
Regianne Rego
denise
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
denise
Admin
denise


Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/05/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyTer Ago 01, 2017 11:30 am

Neste Fórum,vocês deverão responder às seguintes questões: 1- COMO UTILIZAR A FANFIC EM SALA DE AULA COM FINS PEDAGÓGICOS? 2- POR QUE A FANFIC É CONSIDERADA PELAS AUTORAS AZZARI e CUSTÓDIO (2013) UMA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA E CRIATIVA?Ao responder, poderão: a) dar exemplos de sequências didáticas que favoreçam um trabalho didático na perspectiva do uso da FANFIC com a finalidade educacional; b) ilustrar situações de ensino e de aprendizagem a partir do uso da FANFIC. Para efetivar a participação neste Fórum, o participante deverá, no mínimo, interagir duas vezes. Uma excelente discussão a todos e a todas!
Ir para o topo Ir para baixo
https://ppiv.forumeiros.com
Regianne Rego

Regianne Rego


Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyTer Ago 01, 2017 4:11 pm

A utilização da Fanfic em sala hoje no mundo tecnológico em que vivemos é muito legal e acima de tudo interativo porque através desse ambiente virtual há possibilidade dos alunos expressarem suas ideias e se interagirem com os demais,conectando-se, apresentando aspectos relacionados ao cotidiano vivenciado podendo servi como ferramenta pedagógica. O professor dever estar atento às essas práticas que desenvolvam ações coerentes com a sociedade em que vivem, contextualizando o ensino, Achei muito interessante esse trabalho porque acaba que levando o professor a desenvolver novas posturas dentro de sala de aula a fim de que esses gêneros digitais sejam utilizados como aliados no ensino e aprendizagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Regianne Rego

Regianne Rego


Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyTer Ago 01, 2017 4:15 pm

Pode se dizer que a A Fanfic é considerada pela Autora Azzari e Custódio uma produção textual colaborativa e criativa Porque engloba a escrita criativa, a metalinguagem e o pertencimento a uma base de fãs a partir de um livro, quadrinhos etc, e enquanto gênero textual as fanfics são amostra de discursos apropriados de palavras alheias que se tornam palavras próprias, além de além de não só refleti na multimodalidade mas também nas manifestações culturais que efetivamente circulam em seu contexto social.
Ir para o topo Ir para baixo
Regianne Rego

Regianne Rego


Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyTer Ago 01, 2017 4:19 pm

O desafio do uso da Fanfic em sala de aula não é apenas ensinar a usar um computador, um celular pois essa habilidade os alunos já sabem, muitas vezes, dominam melhor que nós professores, mas sim, desenvolver competências comunicativas já aprendidas por eles, interagindo um com os outros, criando mecanismos para que entendam as múltiplas linguagens e desta forma consigam se movimentar dentro do meio social em que vivem e consigam se estabelecer como cidadãos críticos e responsáveis por aquilo que buscam desenvolver, pois a realidade do aluno acaba que sendo significativa e bastante proveitosa.
Ir para o topo Ir para baixo
Regianne Rego

Regianne Rego


Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyTer Ago 01, 2017 4:32 pm

Na sequência didática com fanfictions”, pode se trabalhar no ambiente escolar uma prática digital pois ao desenvolver essa sequência a partir do gênero fanfiction, ela acaba que apresentando reflexões,visando a inserção dos alunos através desse letramento, pois, ao utilizarmos essa tecnologia ela nos direciona a transformar esse novo aprendizado em meios pelo qual as pessoas buscam se socializarem, trabalharem, e também geram novos recursos e novas formas de aprendizagem e isso é muito importante e inovador, acaba que sendo gratificante para nós professores.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruna Vasconsellos

Bruna Vasconsellos


Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/05/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyQua Ago 02, 2017 10:57 am


Muito interessante sua colocação, Regiane!!
Ir para o topo Ir para baixo
Jaineg.

Jaineg.


Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyQui Ago 03, 2017 9:31 pm

Boa noite!

1. A Fanfic é um gênero literário, a meu ver, interessantíssimo, pois na atual conjuntura educacional, lidamos com alunos que pouco produzem e se interessam por literatura, diante disso, o professor se vê obrigado a seduzi-los. Vejo a Fanfic como um bom meio de sedução, já que parte de uma realidade do próprio aluno, geralmente de algo que ele gosta, que não necessariamente precisa ser de um livro (o qual muitos deles não tem contato).

Acredito que uma boa forma de abordar o tema em sala de aula, seria, após conceituar o gênero, permitir que os alunos escolham o tema de forma livre. Pensem em uma série, filme, livro, música e etc... a qual gostem e produzam uma Fanfic a partir desta. Acho que a não especificação do tema, retire a visão autoritária que o aluno muitas vezes tem das atividades escolares e propicie uma ideia de autonomia. O professor poderia escolher um dos muitos sites próprios para o gênero, afim de manter a ideia colaborativa (sugiro o Wattpad). A Fanfic poderia ser produzida em etapas, para que junto com a publicação o aluno pudesse obter o feed back dos leitores e assim, manter a ideia colaborativa do gênero.


2. Entendo a Fanfic como uma produção colaborativa, partindo das ideias apresentadas por Azzari e Custódio (2013), por sua produção, normalmente, ser feita de forma processual na internet. Diante disso, o leitor pode comentar e opinar durante o processo de criação, quebrando assim, a barreira entre autor-leitor, o que acaba por tornar o leitor um co-autor. Também considero a Fanfic como uma escrita criativa por esta partir do imaginário do autor, que não cria uma história do nada, mas encontra o desafio de renovar uma história já existente.

Particularmente, já gostava da ideia de trabalhar o gênero em sala de aula, por ser mais próximo da realidade de um aluno cada vez mais inserido no ambiente virtual. Entretanto, a experiência propiciada por esta disciplina ampliou minha perspectiva de trabalho com as Fanfics. Lidamos, principalmente na educação básica, com jovens cheios de criatividade e necessidade de empenho, partindo dessa experiencia, acredito que o professor apenas precisa pensar e descobrir como fazê-los trazer toda essa criatividade e energia para a sala de aula, os resultados podem ser muito frutíferos.
Ir para o topo Ir para baixo
Rosiane

Rosiane


Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/06/2017
Idade : 35

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptySex Ago 04, 2017 9:08 am

1º Ao utilizar e estudar a fanfic, percebi que é um gênero bem atrativo, que desperta no aluno interesse na leitura e na escrita.Ele deve ser utilizado na sala de aula com o objetivo de levar os alunos a perceber que a tecnologia também é um meio educativo, o professor pode solicitar que seus alunos faça escolha de uma obra seja ela infantil, romance, drama, ação, fica a critério, daí solicita para que eles façam a leitura da obra lida. Após o professor orientará os alunos o uso de ferramentas podendo ser o Spirit ou o Wattpad, para a publicação da fanfic, despertando neles o interesse na leitura e na escrita, e a socialização com outros colegas, pois a fanfic é uma ação colaborativa.

2º A fanfic é considerada pelas autoras uma produção colaborativa e criativa, pois é uma atividade que deve ser compartilhada com outras pessoas para que aja a interação, participação, comentários pois desperta a criatividade de quem vai escrever e de quem vai comentar, aplicando imagens , usando a criatividade na escrita, na escolha da obra, na nova versão. A todo momento a criatividade está presente na fanfic, um gênero bastante produtivo e significativo a todos.

Ilustração:

O professor utilizará de um dia de aula para explicar os alunos a fanfic como uma ação colaborativa que necessita da participação de outras pessoas, para ter um sentido e incentivo a leitura e a escrita. Após deixará a critério a escolha da obra para a realização da fanfic, incentivando a leitura sempre.
Levará os alunos a sala de informativa explicando o uso de ferramentas para a publicação. Dará um prazo aos alunos para escolher e ler a obra, depois do prazo eles produzirão a fanfic, publicará e compartilhará no facebook, no whattsap e fará convites as pessoas para ler, interagir e comentar sendo uma relação de interação, criatividade e produção, ocorrendo a aprendizagem no momento do uso da ferramenta, na leitura da obra, na escrita da fanfic e nos convites.

Ir para o topo Ir para baixo
Rosiane

Rosiane


Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/06/2017
Idade : 35

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptySáb Ago 05, 2017 2:04 pm

Boa tarde!
Realmente meninas a fanfic é um excelente gênero para o trabalho em sala de aula muito interessante pois estimula o aluno a ler mais e ainda uma ação colaborativa onde outras pessoas terão o acesso em uma relação interativa.
Ir para o topo Ir para baixo
Tais Macedo

Tais Macedo


Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptySáb Ago 05, 2017 9:06 pm

2-Creio que quando as autoras falam nas fanfictions como sendo uma  produção colaborativa e criativa, se deve ao fato da possibilidade do leitor interferir ou participar da produção, e também da história ser escrita por meio de coautores, como foi o caso do trabalho no colégio felicidade, onde eles construíram a história em grupo e disponibilizaram no ambiente virtual, também permitindo que quem o leia também opine. E apesar de ser uma produção originado de outra, ela requer um posicionamento crítico e criatividade na escrita. Estimulando assim, a interação, leitura, escrita, e participação de todos.

1- O desafio da escola atualmente é diminuir as distâncias, as barreiras, e um dos caminhos acaba sendo o de associar o aprendizado do aluno com os seus saberes e vivências, tornando a aprendizagem mais significativa e tornando a escola um ambiente que valoriza a participação do aluno.


O modo como foi trabalhada no colégio foi bem interessante, a minha sugestão para a sua inserção no ambiente escolar seria praticamente a mesma. Explicar o que são as fanfictions para os alunos, levando em consideração que muitos podem não conhecer,  escolher um aplicativo que todos os alunos tenham a possibilidade de utilizar, e posteriormente pedir que pensem em uma produção que gostem muito, o que não precisa necessariamente ser um livro, para a partir dela pensar na sua própria produção. Como etapa final seria interessante a divulgação do trabalho por redes sociais, como também houve nesse trabalho.
A utilização do mesmo aplicativo favorece a interação, e a divulgação possibilita e valoriza a participação, além de ajuda-los a pensar e ficarem cientes das inúmeras possibilidades de uso da língua.
Ir para o topo Ir para baixo
RobertaM.




Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 5:44 am

1- O trabalho com a fanfic em sala de aula pode ser consideravelmente produtivo e contribuir no processo de ensino- aprendizagem por vários motivos. Primeiramente porque que estimula a imaginação e a criatividade de seus dos alunos, bem como trabalha a produção escrita, uma vez que estes podem construir suas estórias de forma espontânea já que partem de obras conhecidas e elegidas por eles como preferidas (considerando que o professor dê liberdade de escolha aos alunos). Segundo porque as fanfics configuram um novo mecanismo no processo das práticas de leitura no ambiente digital. Além disso, a interação praticada entre os internautas na criação e no compartilhamento de suas produções favorece a construção de conhecimento individual e coletivo. Uma das coisas mais interessantes disso tudo é que esse trabalho tem uma característica de prática social já que os alunos terão a ciência de que terão leitores reais para suas produções e isso coloca o aluno na condição de sempre considerar o outro e estimula, pois estes saberão que seus textos tem uma razão de serem escritos e que terão não apenas o professor como leitor, mas também diversos outros.

2- Azzari e Custódio (2013), afirmam que as fanfics envolve escrita criativa, autoria e metalinguagem, “porque […] começam a pensar sobre como escrevem, sobre seu domínio da língua, especialmente a partir de comentários recebidos por cada capítulo publicado e que vão moldando seu texto”. Portanto, a escrita passa a ser uma atividade colaborativa e participativa e o aluno pode se envolver em diversas leituras, permeadas de debates e criações, que possibilitarão sua atuação também como protagonista.
Ir para o topo Ir para baixo
RobertaM.




Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 5:50 am


Interessante, Regianne, de fato o trabalho com a fanfic promove a interação , o diálogo e a troca de ideias, fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem.
Ir para o topo Ir para baixo
RobertaM.




Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 5:57 am

Concordo com você, Jaíne, quando afirma que o professor dar espaço para que os alunos escolham o tema sobre os quais desejam fazer suas fanfics. Acredito, como você, que permitir que o aluno parta daquilo que ele já conhece e gosta possibilitará produções mais criativas e não será para o aluno algo que lhe pareça imposto.

Ir para o topo Ir para baixo
Ione Araújo

Ione Araújo


Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 10:02 am

1. O uso das tencologias digitais se tornou constante na vida das pessoas,  modificando as formas de se socializarem, trabalharem e etc. Diante disso, é tarefa do professor, enquanto um pesquisador se adequar e se adaptar a essas novas formas de interação, inserindo-as em seu conteúdo didático.

Uma sequência que envolva o uso de fanfic em sala de aula possibilita que o aluno desenvolva ou aprimore a utilização dos conhecimentos linguísticos, a interação por meio de outros gêneros textuais (digitais), e isso de uma maneira bem mais interessante, como ja foi apontado pelas meninas aqui, pois parte de algo proximo deles, da realidade a qual está inserida, nos filmes, nas séries entre outros, tornando a aula muito mais atrativa.

Nas aulas de língua portuguesa a fanfic se torna uma grande aliada e é uma otima ferramenta para se trabalhar com a leitura e com a produção textual, além de poder favorecer para o letramento digital do aluno.

2. As autoras Azzari e Custódio (2013)consideram as fanfics como um gênero textual que engloba a escrita criativa, a metalinguagem em meios eletrônicos e por uma experiência de escrita colaborativa.

A escrita criativa, porque os autores utilizam de sua criatividade para escrever histórias totalmente novas no meio.
A metalinguagem, porque no processo de escrita os autores refletem sobre como escrevem e sobre seu domínio da lingua.
E colaborativa, porque a cada postagem eles vão moldando o seu texto, através dos feedbacks que são dados.
Ir para o topo Ir para baixo
Ione Araújo

Ione Araújo


Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 10:06 am

Regiane fez uma colocação importante e que nós discutimos muito durante as aulas que é a utilização das ferramentas com fins pedagógicos, voltado para a aprendizagem do aluno e não como um simples recurso. É importante refletir sobre isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Ione Araújo

Ione Araújo


Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 10:13 am

O mais interessante dentro dessas discussões foi o fato de termos visto na prática a aplicação de uma sequência que envolva as ferramentas tecnológicas e o uso da fanfic. Os alunos conseguiram fazer um trabalho bem interessante.
Ir para o topo Ir para baixo
Rosiane

Rosiane


Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/06/2017
Idade : 35

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 10:43 am

Bom dia!
Ione Concordo com você quando diz que o professor precisa se adaptar as novas tecnologias e está sempre pesquisando pois ele precisa chegar ao nível dos alunos que estão envolvidos as tecnologias diante disso busca a relação de trocas e conhecimentos para ocorrer a interação que é muito importante para o ensino.
Ir para o topo Ir para baixo
Rosiane

Rosiane


Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/06/2017
Idade : 35

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 10:47 am

Percebo que todos nós conseguimos compreender como utilizar as ferramentas tecnológicas com fins pedagógicos. Parabéns a todos nós pela experiência alcançada na prática da fanfics em sala.
Ir para o topo Ir para baixo
Jaineg.

Jaineg.


Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 11:44 am

Muito bem colocado meninas.
Concordo com Taís quando diz que um dos maiores desafios da escola é quebrar essa distancia implícita da escola com o real do aluno. Por isso é tão interessante o trabalho com a Fanfic, pois como Roberta apontou, essa interação no ambiente virtual, configura a construção do conhecimento, para além do individual, mas baseado na coletividade, o que torna o trabalho escolar menos rígido. Afinal como Ione disse, essa atividade propõe uma partida de uma realidade deles que é esse ambiente digital e ainda permite, para o aluno com menos acessibilidade, o letramento digital.
Ir para o topo Ir para baixo
Thainá Anjos

Thainá Anjos


Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/07/2017
Idade : 27

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 1:00 pm

A fanfic é uma ferramenta muito interessante para ser utilizada em sala de aula, uma vez que podemos trabalhar tanto a leitura quanto a escrita dos alunos utilizando-se de ambientes virtuais, com os quais a maioria dos alunos tem afinidade.

Azzari e Custódio (2003), consideram a fanfic como uma produção criativa e colaborativa pelo fato de que a autoria e a história não ficam fechadas apenas para os autores, acaba ocorrendo uma ampliaçãoda autoria onde o aluno, utilizando sua criatividade interfere nos fatos ocorridos, colocando ali a sua percepção sobre a históriae personagens, ampliando o universo existente ali, sendo dessa maneira um co-autor que participa ativamente da história, recebendo o feedback dos leitores, direcionando assim a sua história.

A fanfic é uma ferramenta que explora a criatividade dos alunos como também a sua capacidade crítica, pois eles tem que a partir da sua percepção crítica da história criar as adaptações e modificações nas histórias. Como já foi dito antes pelas colegas, é interessante que os alunos tenham a autonomia de escolher em que vão se inspirar para suas produções, já que a produção das fanfics não se baseia apenas em livros, há todo um universo a ser explorado quando se trata dessas produções, a fanfic éuma ferramenta que pode abranger todos os gostos podendo despertar o interesse dos alunos coletivamente e individualmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Thainá Anjos

Thainá Anjos


Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/07/2017
Idade : 27

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 1:05 pm

Não podemos deixar de ressaltar o quanto as fanfics podem auxiliar no processo de leitura e escrita, uma vez que os alunos tem que ter conhecimento sobre o que vão escrever, como também tem que aperfeiçoar seu método de escrita para que se obtenha um bom resultado.

E se utilizando dessas produções o professor pode trabalhar conteúdos englobando dentro desse processo de leitura e escrita questões de pontuação, coesão e coerência, gramática e etc.
Ir para o topo Ir para baixo
Ione Araújo

Ione Araújo


Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 1:10 pm

Exatamente Rosi, temos que acompanhar as mudanças, não dá para continuar com o tradicionalismo.
Ir para o topo Ir para baixo
josilene Maiane




Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/07/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 4:05 pm

Hoje os jovens estão sempre conectados por meio de gêneros textuais, sabe-se que o aluno sacia de aulas dinâmicas e práticas e uma forma de tormar a aula mais interessante seria levar a fanfic como uma forma de incentivar os estudantes na literatura e na produção textual, poís a fanfic é um ambiente virrtual que chega a se aproximar com a realidade do aluno ampliando a sua capacidade e permite que ele possa conhecer outros fãs, uma conecção mais aberta com troca de opiniões, além de ser um gênero textual aliado para uma aprendizagem significativa tanto para a escrita quanto para a leítura possibilitando a participação de todos.
Ir para o topo Ir para baixo
josilene Maiane




Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/07/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 4:45 pm

Para as autoras Azzari e Custódio (2013)a fanfic é uma ferramenta pedagógica  muito imteressante para a vida do aluno porque desperta a criatividade do leitor que pode construir seus textos com suas próprias palavras.
Para inserir a fanfic na sala de aula seria necessário apresentar a fanfic aos alunos, levá-los a sala de informatica, depois solicitar que eles escolham alguma obra como livro filme séries em Tv etc ,e por meio dessa obra escolhida eles utilizarem o aplicativo Spirit e produzirem a sua fanfic.
Ir para o topo Ir para baixo
viviane

viviane


Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/06/2017

USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC EmptyDom Ago 06, 2017 5:25 pm

O uso da fanfic em sala de aula é interessante pois desta forma seria agregado o útil e o agradável para os jovens, além de quebrar o muro que existe entre o mundo digital e o real dos alunos. Traz conhecimento de uma forma mais interessante no ponto de vista deles já que vivemos em uma geração onde a maioria utiliza a internet, e passa a maioria do seu tempo navegando.
Logo podemos perceber com essa ferramenta a dinamicidade que ela proporciona ao estudo e aprendizado dos alunos fazendo com que os mesmo comecem a escrever de forma prazerosa e ao mesmo tempo estão aprendendo a lidar com os gêneros literários.
Uma sequência com fanfic, permite ao aluno desenvolver e aprimorar seus conhecimentos, interpretação. Desta forma, propicia-se aos alunos o contato com o meio digital, e consequentemente, essas atividades geram indivíduos letrados digitalmente e ajuda no incentivo a escrita, por que a ferramenta fanfic não é só leitura ela possibilita exercita a escrita.
As autoras Azzari e Custódio (2013) consideram a fanfic como gênero textual que engloba a escrita criativa, a metalinguagem e o pertencimento a uma base de fãs em meios eletrônicos. Propõem uma abordagem acerca da escrita em esfera escolar sob as perspectiva dos multiletramentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





USO DA FANFIC Empty
MensagemAssunto: Re: USO DA FANFIC   USO DA FANFIC Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
USO DA FANFIC
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV :: PROPOSTA DIDÁTICA: USO DE TECNOLOGIAS :: FANFICS-
Ir para: